TECHNOBINGO 5.0
Algumas dicas e Soluções também
servem para versão 4.0

Abaixo temos várias dicas e soluções para resolver problemas comuns que podem ocorre e com um jeito simples podem ser resolvidos.

DICAS
Dica Principal: Procure efetuar Backups nos dias que estiver fazendo Validações de Cartelas, é importante.
- Para isso deverá ir ao menu Manutenção/Backup ou simplesmente copie a pasta inteira aonde o seu Technobingo estiver instalado para um Pen-drive ( normalmente é instalado nesta pasta: C:\technobingo )

Obs.: Assista video aulas de como Criar cartelas modelos Pré-prontos ou Personalizados, para isso basta ir ao menu AJUDA do programa que lá terá o Link ou ir ao youtube e procurar por Technobingo.
 
Dica 1: Sempre que o sistema apresentar erros não resolvidos por esse Ajuda, tente como opção, executar o programa em "Modo Administrador direto".
Para tanto, basta clicar com botão direito do mouse no Atalho do programa que fica na área de trabalho e escolha Executar como Administrador, isso tem ajudado a resolver algumas situações, vale à pena tentar.
 
Dica 2: Preciso imprimir minhas Cartelas fora do Computador ao qual está registrado o programa.

- USE UM PEN-DRIVE, E SIGA AS OPERAÇÕES ABAIXO:


1 - Se estiver fazendo cartelas em Modo Pré-pronto, após tudo ficar pronto, faça testes de impressão, saia da área de impressão, volte, veja se está tudo OK, caso esteja, agora pode INICIAR O PROCESSO, coloque o Pen-drive e apenas pressione a tecla F5 e siga todas as explicações da tela.
2 - Se estiver fazendo cartelas Modo Personalizado, faça todos os testes, imprima, saia, volte ao programa e à tela do Personalizador, estando tudo OK, coloque o Pen-drive, pressione a Tecla F5 ou vá ao menu Opções e escolha, Transferir impressão p/outro Computador.

IMPORTANTE: Ao chegar ao computador destino, copie a pasta inteira do Technobingo que ficará dentro do Pen-drive para o HD, assim a aplicação rodará mais rápido direto do HD ao invés de rodar pelo pen-drive.
 

Dica 3: Qual o melhor modelo de Bingo ( 75x15, 75x20 ou 75x25.
- Isso depende de sua região. Cada região tem costumes de usar determinado modelo, mas a maioria do pais usa 75x20 e algumas se divide em 75x25 ou 75x15.
Modelo 75x15 ( é mais rápido para dá o ganhador, ótimo para quem precisa fazer eventos com transmissão via Rádio e TV pois o custo é baseado no tempo da realização do Evento. Probabilidades de dá 2 ganhadores é baixa *.
Modelo 75x20 ( é o padrão do pais. Tempo médio para dá o ganhador e probabilidades baixas de dá 2 ganhadores * )
Modelo 75x25 ( Demora mais para da o ganhador, precisando de mais pedras a serem chamadas. Probabilidades maiores que os outros modelos de dá 2 ganhadores *. Nesse modelo se pode trabalhar com uso de Tequina ( ganha quem fechar uma quina, 5 números na vertical/horizontal/cruzado) .

Obs.: Na versão nova 5.0 em diante, o sistema já vem com os 3 modelos de bingo integrados em um só programa, mas para versões antigas como a 4.0 ou 3.5 para trás, você terá que entrar no link de Versões Antigas ( click aqui ) e baixar o instador separado para cada modelo, portanto nessas versões antigas, existe o instalador para 20 números e um para 25 números, são separados.


( * ) Lembrando que nao existe bingos ou jogos de azar com probabilidades nulas de dá apenas 1 ganhador, pois trata-se de números aleatórios sendo sorteados em um rol. Uma mega sena por exemplo é super difícil alguém ganhar, com probabilidades de 1 por 53 milhões de cartões e mesmo assim vemos constantemente o prêmio ser rateado para 2 ganhadores ou mais, imagine bingo. Existe sim na criação do sistema, usar formas da geração de números que tragam menos probabilidades, onde no nosso, procuramos minimizar ao máximo essas probabilidades, mas jamais de serem nulas, dando toda certeza que somente 1 ganhará.

 

Dica 4: Validando e Excluindo cartelas Validas.
- Validando uma a uma. A validação é importante para quem vai fazer eventos gerenciado com o computador. Para validar vá ao item Validar Cartelas e lá escolha o TIPO e em seguida informe a cartela que vai ser validada. Você poderá digitar o número de cada cartela e teclar ENTER ou pode usar um Leitor de código de barras, caso você tenha feito cartelas personalizadas com código de barras impresso ( código de barras so serve se for impresso em impressoras Laser ou Térmica )

- Validando em Lote. Uma forma muito prática é solicitar que cada vendedor lhe entregue as cartelas ordenadas, para que facilite a vida de quem vai validar os canhotos. Exemplo, se o vendedor vendeu da 00001 a 000030, ótimo, ele lhe entrega em ordem, você apenas dá uma verificada se está correto e para validar você apenas digita [ 1-30 ], pronto, o sistema irá validar todas as cartelas neste intervalo.

- Excluindo uma cartela validada. Simples, digite o número da cartela e pressione a tecla F7.

- Outro fato importante é guardar os canhotos em ordem e em lotes de 100 ou lotes de 200, assim ficará mais fácil você achar o canhoto da cartela ganhadora.
- Caso queira, poderá ativar o recurso de Campos Extras e digitar todos os dados a cartela do comprador, informando desde nome a telefone e endereço, só vai requerer muito tempo para digitar todas, mas torna-se excelente para identificar o ganhador e instantâneo.

 

Dica 5: Suponhamos que você está fazendo um sorteio e a conferência com o computador e de repente um jogador grita que "bateu" ou "ganhei" e corre até o palco e apresenta a cartela, neste momento você pode verificar se realmente ele bateu ou não, siga:
1. Na tela de conferência, caso a cartela dele esteja na lista das que estão próximas a ganhar, basta que vc dê 2 clicks nela e o sistema abrirá uma Tela de Checagem de Cartela e mostrará se realmente o jogador ganhou ou se ainda está faltando pedra. Outra forma é apenas abrir a Tela de Checagem clicando símbolo ( ) e ao abrir, pressionar a tecla F7 e efetuar a consulta da cartela que o jagador apresentou.

IMPORTANTE: Sempre faça checagem da cartela, principalmente se ela não aparecer na Lista de cartelas que estão próxima de ganhar ou não seja a que ganhou, pois isso evita que o suposto ganhador esteja com alguma cartela montada na hora e impressa sendo assim uma cartela falsa.

 
Dica 6: Cada novo evento de bingo, sempre Zere a quantidade de cartelas preparada e mande preparar novas, mas lembre-se, é pra zerar somente quando for fazer outro evento, pois essa ação retira todas as cartelas validadas do evento anterior e fica tudo pronto pra um Novo Evento.
- Para fazer essa ação, vá em Gerar e Imprimir e procure o botão ZERAR. Em seguida informe a quantidade que vai trabalhar neste novo evento. É normal todos os eventos terem a mesma sequencia numérica das cartelas, exceto e não aconselhável, que em cada evento você Recrie as cartelas, ai novas sequencias serão geradas e preparadas mas ao fazer isso tome muito cuidado em fazer backup da nova base gerada, pois caso haja problema no HD de seu computador, terá que reinstalar o programa e usar a sua base cartelas que você Recriou, não podendo assim usar a base padrão que já vem nela.
Dica 7: Evite criar Arts em JPG para fundos de suas cartelas com tamanho superior a 1MB.
- Caso vá imprimir cartelas personalizadas com Arts de fundo, procure criar sua art exportadado em .jpg menor que 1 mega. Em alguns casos e impressoras podem haver problemas, erros na leitura e impressão. Faça impressões em intervalos pequenos se a resolução for alta ( a cada 50 ou 100 ).
 
PROBLEMAS
Problema 01. Ao tentar registrar sua Licença, se o programa apresentar Falha, desde que não seja por preenchimento errado:
Solução: Feche o Technobingo, em seguida clica com o botão Direito no atalho do Technobingo que tem na área de trabalho e escolha EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR. Isso dará permissão total para o programa escrever dados no Regedit do windows e deverá registrar normalmente
Problema 02. Após registrar sua Licença, se o programa ao reiniciar o micro ou mesmo dias depois ela aparece desregistrada ou apresentar que só possui saldo de 70 cartelas. Faça:
Solução: Siga o mesmo procedimento do problema 01.

Problema 03. Veja algumas descrições de codigos de erros comuns na execução do Techonbingo e saiba como resolver:

1. Error $ 210
2. PDOXUSRS.NET,PARADOX.LCK,PDOXUSRS.LCK
3. Index out of date

Solução:

1. Para erro $ 210c --> Não entrando em detalhes mais técnico, esse conflito se resolve fechando todas as aplicaçõe que usam banco de dados Paradox e reabrindo o Technobingo ou apenas reinicie a máquina.

2.
PDOXUSRS.NET,PARADOX.LCK,PDOXUSRS.LCK --> Caso tenha tentado usar o Techobingo em rede, ele não está preparado para esse tipo de trabalho e pode gerar erros, por falta de permissões adequada, bloqueios de dados, compartilhamento, e esses arquivos temporários gerados são de controles... via rede terá que comprar u o módulo de rede que é vendido separadamente. Assim, procure por esses arquivos, e exclua-os. Outra situação exclusiva é o pdoxusrs.net gerado na unidade c:\ por padrão, veja se a unidade não está bloqueando a crianção automática desse arquivo, assim após procurar o arquivo que está dando falha e excluí-lo da máquina e não voltar a funcionar correto o programa, veja se o windows não está bloqueando a criação de arquivos na unidade raiz (c:\).

3. Index out of date --> Perda de índice com divergência da gravação da tabela e seu respetivo indice. Também poderá ocorrer em restaurações de backups. Procure reinstalar o sistema por completo, excluindo a antiga pasta de instalação antes. Depos de reinstalar, caso venha a restaurar um backup, antes apague todos os arquivos com o mesmo nome do indice que está dando falha de Index outr of date.
Problema 04. Ao visualizar e imprimir minhas cartelas o número da cartela ( do cabeçalho e do rodapé ) está aparecendo apenas zeros ( 00000 ).

Solução:Simples, tudo indica que você está colocando um tamanho de fonte da cartela muito além do limite de espaço usado para mostrar a numeração da cartela, assim basta ir diminuindo o tamanho da fonte até reaparecer.

Problema 05. Ao visualizar uma cartela e imprimir o conjunto de números de cada prêmio não está aparecendo nada.
Solução:Siga esses procedimentos:
1. Vá em Gerar/Imprimir e ZERE a quantidade de cartelas preparadas, em seguida peça para Preparar a quantidade de cartelas que deseja usar, em seguida saia do programa e entre novamente e teste.
2. Se a opção da solução acima explicada não funcionar, terá que REINSTALAR o programa, assim exclua a pasta onde o programa está instalado, normalmente na unidade C ou vá em Iniciar/Todos os programas/Technobingo e click em desinstalar ou vá ao Painel de Controle/Programas e Recursos, e desinstale. Em seguida baixe o programa novamente e instale ( www.technoinfo.com.br/softwares ). Se sua versão for atual estará na página principal do programa, se for antiga, entre na página principal e role até o final da página que verás o link para Versões Antigas.
Obs.: Reinstalar não implica em necessidade de novo serial, que aliás o sistema já entra reconhecendo o registro existente anteriormente na máquina.
Problema 06. Erro ao tentar PREPARAR CARTELAS... seja qual for o aviso de erro, siga os passos abaixo:

1ª Opção:

Tente rodar o programa em modo Administrador direto, assim: Saia do programa, clica com o Botão Direito no atalho do programa na Área de Trabalho e escolha EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR, em seguida tente preparar novamente as cartelas. Caso volte a dá erro, tente a opção Nº 2 abaixo.

2ª Opção:

Saia do programa, exclua a pasta por completo... normalmente a pasta do technobingo está na unidade C:\ portanto acesse essa unidade, ao ver a pasta do Technobingo, exclua, e em seguida baixe o programa novamente e reinstale. Para baixar é só ir em http://www.technoinfo.com.br/softwares/technobingo.htm e caso sua versão não seja a atual, nesta página também terá o link para versões anteriores ( é só rolar até o final da página que verás). Importante: Caso já tenha vendido cartelas e já feito validações, aí terá que refazer as validações.

Obs1.: Reinstalar não implica em necessidade de novo serial, que aliás o sistema já entra reconhecendo o registro existente anteriormente na máquina. É 100% seguro.

Obs2.: Ao Reinstalar sempre a base virá com os mesmos números das cartelas, você poderá dá continuidade na sequencia das cartelas, sem atrapalhar em nada... EXCETO se vc tiver com um banco de cartelas superior à 20 mil, ai o correto é ter um backup da base de dados de cartela para restaurar. Portanto se seu plano é menor ou igual a 20 mil cartela, não se preocupe, a base ao reinstalar será a mesma e poderá dá prosseguimento em sua impressão sem atrapalhar em NADA, a sequencia será mantida.

Problema 07. Erro ao tentar imprimir uma nova sequencia de cartelas. Se por exemplo você parou na cartela 800 e depois quis dá continuidade para começar da 801 à 1000, e ao tentar imprimir o programa não mostra os números na tela e nem impresso, ou mesmo ao tentar imprimir ele trava e sai do programa, siga:

Solução: Vá ao menu GERAR/IMPRIMIR e click em ZERAR, em seguida, mande preparar cartelas novamente, portanto, apenas informe a quantidade de cartelas que deseja preparar e click no botão PREPARAR. Em seguida tente imprimir novamente, caso não dê certo, ai a solução será você sair do programa e EXCLUIR A PASTA COMPLETA DO PROGRAMA ( normalmente a pasta está na unidade C:\Technobingo ) e após excluir , entre em nosso site, baixe uma cópia da sua versão comprada e Reinstale. Esse é o link da versão atual para se baixar:
http://www.technoinfo.com.br/softwares/technobingo.htm mas caso sua versão não seja a atual 5.0 você poderá encontrar versões antigas também nesse mesmo link acima, basta rolar a página até o final e verás lá o link para Versões Antigas.

Obs.: Lembrando que ao excluir ou zerar e preparar novas cartelas, a sequencia será mantida das cartelas, não atrapalha em nada, mesmo que reinstale, agora se já validou cartelas, terá que refazer as validações. Sempre ao reinstalar nesses casos, o sistema já reconhece e entra registrado direto.

Problema 08. Ao executar(abrir) o programa ele deve carregar totalmente e sem apresentar nenhum aviso de falha. Caso apresente algum aviso, ele irá ficar travado após carregar, sem você poder digitar algo ou acessar funções, para isso vamos tentar essas soluções.

Solução: Feche o Technobingo, caso ele tenha terminado de carregar, para tentarmos inicializá-lo sem aviso falha, assim, façamos:

1. Alguns erros ocorrerá por seu windows está com nível alto de proteção e exigirá executá-lo em Modo Administrador, para isso, click com o botão DIREITO no atalho do programa e escolha EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR.

2. Se a explicação acima não funcionar, tente resturar um backup de dados caso tenha.

3. Se o explicado no item acima 2 não funcionar, tente reinstalar o programa, antes, desisntale o programa ou exclua a pasta do programa, normalmente a pasta está na unidade C:

( www.technoinfo.com.br/softwares ). Se sua versão for atual estará na página principal do programa, se for antiga, entre na página principal e role até o final da página que verás o link para Versões Antigas.

Problema 09. Um conjunto de números ou linha/coluna de números lá no Personalizador sumiu ao tentar mover sua posição.

Solução: Simples, vá em USAR PREMIOS e escolha o prêmio que está dando o problema na visualiação dos números e olhe na barra de acima, onde mostra COLUNA [ ] e LINHA [ ], observe que se os números estiverem abaixo de 6 ou zero, você terá que usar as setinhas ao lado dos números e aumentar bastante até os números começarem a aparecer na área. Isso ocorre porque o conjunto de números ou linhas/colunas de números foram para fora da área de visualização. Veja abaixo uma imagem de como fica o campo Coluna/Linha quando fica fora:

Veja nesta imagem acima que a LINHA 1 está sumida e a Linha 5 também, dai ao selecionar em LINHA a 1, ela aparece zerada ( 0 ) e a mesma coisa vai está a LINHA 5, se secionada irá aparecer zero ou negativa, e pode ser na Coluna também...e há casos que sumira o conjunto inteiro de números, e seja em qualquer caso, basta selecionar em Coluna ou Linha e aumentar suas posições clicando nas setinhas ao lado.

Problema 10. Erro ao Instalar e Rodar o Technobingo em computadores onde não há uma impressora Padrão definida/instalada.

Solução:Simples, basta instalar uma impressora nesta máquina e definí-la como Padrão ( normalmente após instalar, é so clicar com o botão direito no ícone da impressora instalada, que você deverá encontrar a opção de Definir como Impressora Padrão ). Mesmo que não exista uma impressora fisicamente presente ligada ao computador que tenha o Technobingo, o programa precisa ao menos reconhecer que existe uma impressora naquela computador, caso contrário, dará esse erro acima.

Problema 11. Exportei minhas cartelas pelo CorelDraw em formato .JPG mais ao colocar a imagem no Personalizador ela apareceu serrilhada

Em alguns caso, também aparece um erro ao abrir o personalizador como o da imagem abaixo:

Solução:Volte a exportar e use o Modo de Cor RGB(24bits).