TCOMMERCE 3.0 PLUS

Abaixo temos várias dicas e soluções;es para resolver problemas comuns que podem ocorre e com um jeito simples podem ser resolvidos.

DICAS

Dica Principal: NUNCA ESQUEÇA DE FAZER BACKUPS DIÁRIOS, EM PEN-DRIVES OU HDs EXTERNOS.
Para isso deverá ir ao menu Manuteção/Backup, informe a unidade do seu Pen-drive e inicie o Backup. O caminho é sempre formado pela Letra da unidade mais esses caracteres :\ (dois pontos e barra invertida ), exemplo, se ao conectar seu pen-drive a letra foi defina como F, deverá informar no caminho F:\ caso tenha sido G, deverá informar no caminho G:\ é mais seguro inclusive usar mais de pen-drive por dia em seus backups, quanto mais lugares gravado seu backup mais seguro estará.
Dica 1: Sempre que o sistema apresentar erros não resolvidos por esse Ajuda, tente como opção, executar o programa em "Modo Administrador direto".
Para tanto, basta clicar com botão direito do mouse no Atalho do programa que fica na área de trabalho e escolha Executar como Administrador, isso tem ajudado a resolver algumas situações, vale à pena tentar.

Dica 3: Posso fazer uma venda no crediário sem informar CPF ou RG?. Sem RG pode, basta digitar qualquer número ( 11111 ou 00000 ), agora o CPF é obrigatório, caso não queira terá que usar o CPF de alguém, pode ser o do proprietario da empresa.
Dica 4: Como excluir uma venda ou efetuar trocas. Simples, abra a tela de Vendas Balcão e depois pressione a tecla F6, efetue a pesquisa da venda realizada, chame-a para tela, dando 2 clicks nela, e em seguida, com a venda já na tela, clica com o botão direito em algum produto e escolha a opção desejada.
Dica 5: Como vender produtos com peso, sem usar balança conectada ao sistema. Simples, siga:
1. O produto deverá ter sua Unidade de Medida no cadastro, como KG.
2. Ao digitar o produto na tela de venda, você terá 2 opções: Se na embalagem do produto já vier o peso descrito, basta informar o peso no campo Quantidade, que o sistema te dará o preço, exemplo 0,570kg, basta informar 0,57 que o sistemacalcula quanto será em dinheiro a pagar. Ou caso na embalagem venha o preço e não o peso, basta informa no campo Preço que o sistema já calcula o Peso.
Dica 6: Como obter várias opções de funções que não vejo ao entrar nas telas do programa..opções como Alterar algo, excluir, enviar, anotar etc. Simples, em todas elas devem ter várias opções, basta clicar com o botão direito na grade, ou diretamente na listagem que existir nessas grandes( Lista de produtos, clientes, vendas, compras etc ).
Dica 7: Como atualizar minha Versão ou apenas Reinstalar . Simples, Vá em nosso site www.technoinfo.com.br e entre na página do Tcommerce e baixe, ou pode ir direto neste link de download http://www.technoinfo.com.br/softwares/Down-tcommerce.htm

Obs. 2: Se houver erro de sobreposição da dll ( midas.dll ), ignore e avance a instalação. Se ao instalar ou reinstalar o windows não permitir uma conclusão correta, tente reinstalar clicando com o botão direito no instalador e escolhar Executar Como Administrador.


PROBLEMAS

PROBLEMA 01 Ao tentar registrar sua Licença, se o programa apresentar Falha, desde que não seja por preenchimento errado:
Solução: Feche o Tcommerce (sair), em seguida clica com o botão Direito no atalho que o Tcommerce tem na área de trabalho e escolha EXECUTAR COMO ADMINISTRADOR. Isso dará permissão total para o programa escrever dados no Regedit do windows e deverá registrar normalmente

PROBLEMA 02 Após registrar sua Licença, se o programa ao reiniciar o micro ou mesmo dias depois ela aparece desregistrada ou apresentar informações que vai expirar ( desde que esteja dentro do prazo ainda da licença ):
Solução: Siga o mesmo procedimento do problema 01.

PROBLEMA 03

Solução: O windows não inicializou o Gerenciador de Banco de Dados Firebird 2.5, assim vá ao PAINEL DE CONTROLE do windows e procure pelo Firebird, dê 2 clicks e ao abri-lo click no botão START. Abaixo veja como é o ícone do Firebird que vc deverá ver no painel de controle:

Obs.: Caso não encontre o Firebird no painel de controle, poderá ser necessário reinstalar o Tcommerce novamente e fazendo a opção de Instalação Completa... lá você encontrará 2 tipos de instalação ( esse tipo só é mostrado depois que inicia a Instalação, ai verás após avancar algumas telas, essa opção Instalação Minima e Completa)

PROBLEMA 04 Não estou conseguindo configurar o Tcommerce em REDE.

Solução: ( É Importante ter um usuário de computador com algum conhecimento técnico em rede windows ), abaixo segue como colocar o Tcommerce em Rede.

1. Instale o Tcommerce em todos os computadores, máquinas clientes e servidor. Crie um usuário para cada, esses usuários criados na máquina cliente não precisam ter o nome correto, poderá ter apenas o nome fictício, como usuário (TESTE). Mas na máquina Servidora, após instalar o programa, essa deverá criar todos os usuários com nomes corretos e senhas para distribuir para as pessoas que irão utilizar.

2. Na máquina servidora você deverá ir à pasta de instalação do Tcommerce, normalmente ele é instalado na unidade C: do computador e assim você deve encontrar uma pasta assim ( C:\Tcommerce) e é esta pasta que você devera compartilhar com direitos Totais e completos para Leitura e Gravação.

3. Após compartilhar, verifique se esta pasta está realmente disponível para Leitura e Gravação total, faça um teste, crie um arquivo no bloco de notas das máquinas clientes e grave este arquivo dentro dessa pasta compartilhada... lembre-se você deverá está na máquina cliente e irá gravar esse pequeno arquivo na maquina servidora, na pasta compartilhada... se gravou corretamente, ai está tudo OK e pronto.
Obs.: Observe também se o Firewall do windows não está bloqueando o executável do programa, o tcommerce.exe ou se a porta padrão do programa 3050 não está sendo bloqueada, caso haja esses bloqueios pelo Firewall ai o sistema não irá conseguir comunicação e você deverá ajustar esses bloqueios ou desativar o Firewall.

4. Estando tudo pronto, agora é hora de buscar o banco de dados no servidor, assim em cada máquina cliente vá em Manutenção/Sistemas e preencha o Nome da máquina Servidora ou IP. Em seguida preencha o caminho desse banco de dados, que normalmente é só informar como está sendo mostrado na imagem acima.

5. Lembre-se, a máquina servidora será sempre a 1ª a ser ligada no dia-a-dia, caso não ocorra isso, o Tcommerce das máquinas clientes irá apresentar falha ao aberto, dai caso ocorra isso, terá que ligar a máquina servidora e sair e entrar novamente no programa.


PROBLEMA 05

Solução: O tipo de erro assim, está relacionado com campos que o sistema NÃO está encontrando no Banco de Dados atual.
Situção 1 - Muito provável você pode ter instalado uma versão Nova e restaurado um Banco de dados de uma versão antiga, se foi, neste caso, terá que reinstalar a versão antiga e depois instalar novamente a versão nova na mesma pasta da versão anterior, ou apenas vá ao menu REGISTRAR e pressione a tecla de atalho F12 que o sistema regredirá a sequencia da versão atual para antiga e depois é só executar novamente o programa que ele atualizará a base de dados antiga para a nova.

Situação 2 - Se você instalou uma versão nova e depois pegou um banco de dados da versão Free, vai ocorrer esses erros, pois o sistema ficará procurando os novos campos em um banco de dados que está antigo, assim terá que por um banco de dados da mesmas versão.


PROBLEMA 06

>>
Siga a Dica 07 lá no inicio desse ajuda que resolverá perfeitamente, pois basta reinstalar o programa.

PROBLEMA 07

Solução: Faça esses passos:

1. Acesse Meu computadr
2. Acesse a unidade C: ou Disco Local C:\
3. Vá na pasta \Tcommerce
4. Procure por esse arquivo: config.ini e delete-o.
5. Abra o programa, e veja como ficou ( não esqueça de abrir clicando com o botão Direito no Atalho dele e escolhe Executar como Administrador )